Tudo bem pessoal? Vou explicar um pouco sobre um assunto bem interessante e que pode melhorar demais as suas fotos! Cada fotógrafo tem seu estilo: não importa o modelo da câmera ou as funções que ela tem; algumas técnicas podem se utilizadas na hora do clique para obter fotos melhores – e hoje no Fotografia Ninja, vamos aprender sobre uma dessas técnicas (a mais simples e antigas delas) que é a Regra dos Terços.

O que é a Regra dos Terços?

A Regra dos Terços (alguns chamam de proporção de ouro) consiste basicamente na divisão da foto em 9 quadros: 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, posicionando o assunto em destaque nos pontos de intersecção.

Regra-dos-Terços-300x200

Regra dos Terços na Prática

Ao fotografar, imagine um “jogo da velha” no ocular/LCD da sua câmera: o assunto principal deve estar próximo às linhas de convergência. Fotografias horizontais, como de paisagem, devem ficar próximas (e alinhados) à linha horizontal do jogo da velha.

regra-dos-terços

Em retratos, uma dica é sempre posicionar o rosto da pessoa próximo à uma intersecção (de preferência no terço superior), focando sempre nos olhos.

RegraDosTerços3

Como toda regra tem sua exceção, na Regra dos Terços não é diferente: você não precisa utiliza-la sempre. Na realidade, é apenas uma orientação para fazer fotos razoavelmente enquadradas e com equilíbrio entre o assunto e o fundo. Às vezes, ter o foco no centro da foto pode ser muito melhor.

E você? Já conhecia a Regra dos Terços?

Participe comentando!

SHARE
Next articleCurso de Fotografia Ponta-a-Ponta